Resumo (9ª Ordinária de 2019 da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 01/04/2019 - 19:30
Encerramento: 01/04/2019 - 20:45



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Mesa Diretora
Presidente: Astésio / PR
Vice-Presidente: Segundinho / PDT
Primeiro Secretário: Shirley da Educação / PP
Segundo Secretário: Guininho do Mané / PRB



Lista de Presença na Sessão
Astésio / PR
Fernando Detetive / PSD
Gleisson Professor de Biologia / MDB
Guininho do Mané / PRB
Júnior Boi / MDB
Sargento Zé Welington / PDT
Seabra da Farmácia / PSD
Segundinho / PDT
Shirley da Educação / PP






Expedientes
1. Abertura da Sessão Plenária:

Vamos dar início a nossa reunião, SOB A PROTEÇÃO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, DE ONDE EMANA TODA FORÇA E PODER, por haver número legal, declaro aberta a 9ª Sessão Ordinária neste dia 01 de Abril de 2019.
 

2. Leitura do Santo Evangelho:

Evangelho (Jo 4,43-54).

3. Leitura e Aprovação da Ata da Sessão Anterior:

Deliberação da Ata da 2ª Sessão Solene realizada no dia 07 de março de 2019 e da Ata da 8ª Sessão Ordinária ocorrida no dia 25 de março de 2019. 

4. Correspondências Recebidas dos Vereadores, Mesa Diretora, Comissões e Assessorias:

Relatório nº 01/2019 referente ao Ofício nº 029/2019 de autoria da Vereadora Shirley Elaine Gonçalves Faria relativo a solicitação de informações ao Prefeito acerca dos valores arrecadados pelo município com relação aos acordos realizados durante a semana de conciliação realizada no Fórum e suas aplicações.
 
Requerimento nº 22/2019 de autoria dos Vereadores José Segundo Faria, José Welington da Silva, Magno Manoel Marques e da Vereadora Shirley Elaine Gonçalves Faria, os quais requerem prorrogação do prazo para apresentação do relatório referente ao ofício nº 40/2019.
 
Requerimento nº 23/2019 de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e Comissão de Serviços e Políticas Públicas Municipais, Urbanismo e Cidadania, as quais requerem prorrogação do prazo por mais seis meses, para conclusão dos trabalhos.
 
Projeto de Lei nº 15/2019 de autoria do Vereador Gleisson Araújo Nunes que “Dá nome de Bairro Alvorada ao Loteamento Alvorada e dá outras providências.”
 
Projeto de Lei nº 16/2019 de autoria do Vereador Gleisson Araújo Nunes que “Declara como de utilidade pública municipal a ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE RUA DE PIUMHI – CÃO VIVER ASSOCIADOS e dá outras providências.”
 
Indicação nº 26/2019 de autoria dos Vereadores Magno Manoel Marques e José Segundo Faria. Objeto: “Solicita melhorias para a Rua Salviano Damasceno.”
 
Indicação nº 27/2019 de autoria do Vereador José Antônio Camargo Júnior. Objeto: “Solicita que sejam trocadas as lâmpadas dos postes da Rua Professora Leontia Ribeiro, próximo ao número 80.”

5. Correspondências Recebidas do Poder Executivo e Autarquia Municipal:

Ofício n° 56/2019 em resposta ao ofício nº 154/2018/G.PRES. de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que a indicação nº 142/2018 foi encaminhada ao Departamento Jurídico para devida análise e posterior envio a esta Casa. Despacho da Presidência: Dê conhecimento aos Nobres Edis.
 
Ofício n° 57/2019 em resposta ao ofício nº 19/2019/G.PRES. de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que a indicação nº 12/2019 foi encaminhada à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para devida análise e tomada das providências cabíveis. Despacho da Presidência: Dê conhecimento aos Nobres Edis.
 
Ofício n° 58/2019 em resposta ao ofício nº 14/2019/G.PRES. de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que as indicações nº 03/2019, nº 04/2019, nº 05/2019, nº 06/2019 e nº 07/2019 foi encaminhada aos departamentos competentes para as devidas análises e tomada das providências cabíveis, com posterior envio das ações que foram executadas. Despacho da Presidência: Dê conhecimento aos Nobres Edis.
Ofício n° 59/2019 em resposta ao ofício nº 15/2019/G.PRES. de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que as indicações nº 08/2019, nº 09/2019, nº 10/2019 e nº 11/2019 foi encaminhada aos departamentos competentes para as devidas análises e tomada das providências cabíveis, com posterior envio das ações que foram executadas. Despacho da Presidência: Dê conhecimento aos Nobres Edis.
 
Ofício n° 70/2019 de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que: 1 – Foi solicitado no ano de 2017 pela Vereadora Shirley Elaine Gonçalves Faria as diárias/reembolso de despesas pagas pela municipalidade naquele tempo, of. 126/2017; 2 – Planilha confeccionada pelo controle interno, que dará maiores esclarecimentos quanto aos gastos apurados objeto de questionamento naquele tempo; 3 – Planilha até Dezembro/18 demonstrando economia de aproximadamente trezentos e dezesseis mil seiscentos e setenta e cinco reais e oitenta e sete centavos; 4 – Ressaltando que a economia destaque se deu nas diárias recebidas pelo Prefeito, acarretando significativa economia aos cofres públicos; 5 – Conforme planilha em anexo correspondente ao memorando do controle interno, apontando gastos mensais com diárias do executivo e respectivas secretaria. (Despacho da Presidência: Dê conhecimento aos nobres edis).
 
Ofício n° 73/2019 em resposta ao ofício nº 08/2019/CLJR ( Comissão de Legislação, Justiça e Redação) de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que o fato apresentado na denúncia está sendo investigado no Ministério Público. Despacho da Presidência: Encaminhado para a CLJR.
 
Ofício n° 74/2019 em resposta ao ofício nº 74/2019/GABPRES de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que as indicações nº 15/2019, nº 16/2019 e nº 17/2019 foram encaminhadas aos departamentos competentes, para as devidas análises e tomada das providências cabíveis, com posterior envio das ações que foram executadas.
 
Ofício n° 75/2019 em resposta ao ofício circular nº 11/2019/GABPRES de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que os questionamentos apresentados pelo cidadão foram respondidos, conforme documento em anexo.
 
Ofício n° 76/2019 em resposta ao ofício nº 66/2019/GABPRES de autoria do Chefe do Poder Executivo, informando que as indicações nº 18/2019, nº 19/2019 e nº 21/2019 foram encaminhadas aos departamentos competentes para as devidas análises e tomada das providências cabíveis, com posterior envio das ações que foram executadas.
 
Ofício n° 77/2019 de autoria do Chefe do Poder Executivo, apresentando para deliberação desta Casa, o anexo projeto de Lei que “Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Sindicato Rural de Piumhi e dá outras providências.”
 
Ofício n° 78/2019 de autoria do Chefe do Poder Executivo, encaminhando o Projeto de Lei nº 14/2019 que altera o art. 5º, incisos I e II, parágrafos 2º e 4º da Lei nº 1906/2009 que “Cria o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social – FHIS e institui o Conselho Gestor do FHIS.”
 
Ofício n° 039/2019/SAAE em atendimento ao ofício nº 15/2019/CFO de autoria do Diretor Executivo do SAAE requerendo cópias dos balancetes das receitas e despesas dos exercícios de 2017, 2018 e 2019.

6. Correspondências Recebidas de Terceiros:

Ofício n° 3523/2019 Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais referente ao ofício nº 120/2018 Representação nº 01/2018 de autoria do Presidente/Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais encaminhando cópia do expediente Nº009/2019, da 4ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios.
 
E-mail da Representação da Gerência Executiva e Negocial de Governo Divinópolis/MG - solicitando atualização de cadastro do Poder Legislativo Municipal até o dia 5 de abril de 2019.
 
Oficio SENAR - solicitando o Espaço da Câmara Municipal de Piumhi, para a realização do Seminário “Novidades Previdenciárias e Fiscais da Área Rural”, no dia 23 de maio de 2019.
 
Oficio da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais – AFFEMG e do Sindicato dos Auditores da Receita Estadual de Minas Gerais – SINDIFISCO MG convidando os Nobres Edis desta Casa a entrarem em contato com os Deputados Estaduais, Federais e Senadores e reivindicarem a abertura de negociação imediata com o Governo Federal para ressarcir as perdas oriundas da LEI KANDIR.

7. Correspondências Expedidas:

Edital de Convocação para a 9ª Sessão Ordinária a ser realizada na Sala das Sessões “Vereador José Soares de Oliveira Sobrinho”, no dia 25 de fevereiro de 2019, às 19h30min.
 
Ofício n° 66/2019 GABPRES dirigido ao Chefe do Poder Executivo encaminhando as Indicações n°s 18, 19 e 21, apresentadas na 7ª Sessão Ordinária.
 
Ofício n° 67/2019 GABPRES dirigido ao Chefe do Poder Executivo encaminhando as Proposições de Lei n°s 07, 08 e 09, de 19 de março de 2019.
 
Ofício n° 68/2019 GABPRES dirigido ao Chefe do Poder Executivo encaminhando as Proposições de Lei n°s 10, 11 e 12, de 28 de março de 2019.
 
Ofício n° 69/2019 GABPRES dirigido ao Chefe do Poder Executivo encaminhando as Indicações n°s 20, 22, 23, 24 e 25, apresentadas na 8ª Sessão Ordinária.
 
Ofício n° 08/2019CLRJ (COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO JUSTIÇA E REDAÇÃO) dirigido ao Chefe do Poder Executivo solicitando providências a respeito da denúncia anônima envolvendo o Ex-Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo César Vaz.
 
Ofício n° 09/2019CLRJ (COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO JUSTIÇA E REDAÇÃO) dirigido ao Dr. Paulo César Vaz solicitando manifestação, caso entenda necessário, a respeito dos fatos constantes da presente denúncia anônima.
 
Ofício n° 08/2019CLRJ (COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO JUSTIÇA E REDAÇÃO) dirigido à Secretária Municipal de Saúde, solicitando informações a respeito da denúncia anônima envolvendo o Ex-Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo César Vaz.
 
Ofício n°15/2019 de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento dirigido ao Sr. Odécio da Silva Melo, solicitando cópias integrais dos processos licitatórios: Tomada de Preços n° 02/2018, incluindo notas de empenho e notas fiscais; Pregão Presencial n° 16/2018 e 12/2018 e Pregão Eletrônico n° 12/2018.
 
Ofício n° 18/2019 de autoria dos Vereadores Shirley Elaine Gonçalves Faria e José Welington da Silva encaminhando ao Ministério Público Comarca de Piumhi cópia dos Laudos Técnicos de Condições Ambientais de Trabalho- LTCAT’s, encaminhados pelo Executivo à Câmara Municipal.
 
Ofício n° 19/2019 de autoria da Vereadora Shirley Elaine Gonçalves Faria encaminhando ao Ministério Público Comarca de Piumhi cópia das informações e documentação encaminhados pelo Executivo à Câmara Municipal relativamente aos questionamentos realizados por esta Vereadora subscritora sobre o Projeto de Lei (já sancionada), que teve por objeto a criação de vagas na estrutura administrativa do município.
 
Ofício n° 21/2019 GABPRES dirigido ao Chefe do Poder Executivo solicitando que seja encaminhado à Câmara as notas de empenho anexada dos comprovantes de pagamentos; o balancete mensal de receitas e despesas; relação de pagamentos aos servidores, devidamente discriminados, com os respectivos vencimentos, vantagens, gratificações, horas extras e funções ocupadas, relativos aos meses de Outubro/2018, Novembro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019 e Março/2019, na forma do §1º do artigo 46 da Lei Orgânica do Município, até o último dia útil do mês de abril/2019.
 
MEMORANDO n° 19/2019 GABPRES apresentando ao Plenário o Resumo dos Balancetes relativos aos recursos recebidos e às despesas mensais do Poder Legislativo de Piumhi, referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2019.
 
MEMORANDO n° 20/2019 GABPRES dirigido ao Vereador José Welington da Silva em anexo os documentos solicitados no Requerimento 18/2019. Informando que a transformação do espaço destinado à garagem do prédio da Câmara foi realizada para atender os serviços oferecidos aos cidadãos, através do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, dentre eles, realização de provas do DETRAN, mediante convênio a ser firmado com o Estado de Minas Gerais, esclarecendo que o espaço poderá também ser utilizado pela Câmara para outras atividades, como por exemplo, instalação de novas salas para administração ou também para instalação de arquivo de documentos. Informamos que as despesas realizadas pela Câmara se resumiram na aquisição das janelas e portas e também serviços e materiais elétricos, sendo que os demais materiais foram oferecidos pelo Município, juntamente com a mão de obra através de seus servidores, razão porque não foi necessária instauração de procedimento licitatório considerando os valores dispendidos. Quanto ao mobiliário, informamos que foram adquiridas 08 (oito) estações de trabalho (mesinhas) e os computadores que lá se encontram foram todos reciclados já que a Câmara necessitou adquirir novos computadores para a administração em razão da instalação do SAPL. Visando atender o convênio com o DETRAN que será firmado através do Estado de Minas Gerais foi adquirido tão somente Leitor Biométrico e o Teclado específico para aplicação das provas de legislação.

8. Tribuna Livre:

Não houve cidadãos inscritos.




Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Sargento Zé Welington
Pequeno Expediente: Casa de Maria; trânsito.

2 - Júnior Boi
Pequeno Expediente: iluminação pública; estradas rurais.

3 - Segundinho
Pequeno Expediente: estradas rurais.

4 - Júnior Boi
Grande Expediente: bairro Lagoa de Traz.

5 - Shirley da Educação
Grande Expediente: paralisação das monitoras dos CEMEI's.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Astésio / PR
Fernando Detetive / PSD
Gleisson Professor de Biologia / MDB
Guininho do Mané / PRB
Júnior Boi / MDB
Sargento Zé Welington / PDT
Seabra da Farmácia / PSD
Segundinho / PDT
Shirley da Educação / PP



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 26 de 2019
Autores: CFO - Comissão de Finanças e Orçamento, CLJR - Comissão de Legislação, Justiça e Redação, CSPPMUC - Comissão de Serviços e Políticas Públicas Municipais, Urbanismo e Cidadania
Processo: 26/2019
A COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO, COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO E COMISSÃO DE SERVIÇOS E POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, URBANISMO E CIDADANIA, que abaixo subscrevem, vêm através do presente requerer de V. Exa, em conformidade o art. 144, § 1º, II c/c art. 164, § 2º, do Regimento Interno desta egrégia Casa, a inclusão em REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL do Projeto de Lei n° 12/2019 de autoria do Chefe do Poder Executivo Municipal que “Dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências”.


Obs.: Única Discussão e Votação. Quórum: maioria simples (§ 1º do art. 156 do Regimento Interno c/c com o art. 13 da Lei Orgânica).
Aprovado por unanimidade
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 12 de 2019
Turno: Votação Única em Regime de Urgência
Autor: Chefe do Poder Executivo Municipal - Prefeito
Processo: 12/2019
Dispõe sobre a política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e dá outras providências.


Obs.: Única Discussão e Votação. Quórum: maioria simples (§ 1º do art. 156 do Regimento Interno c/c com o art. 13 da Lei Orgânica).
Aprovado por unanimidade
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 9 de 2019
Turno: Único
Autor: Sargento Zé Welington
Processo: 9/2019
Dá nome José Jader Melo - à "Rua A”, no loteamento Maria Luiza - Bairro Lagoa de Trás, no Município de Piumhi-MG, e dá outras providências.


Obs.: Única Discussão e Votação. Quórum: maioria simples (§ 1º do art. 156 do Regimento Interno c/c com o art. 13 da Lei Orgânica).
Aprovado por unanimidade
4 - Emenda nº 1 de 2019
Autor: CLJR - Comissão de Legislação, Justiça e Redação
Emenda Modificativa n" 01 ao Projeto de Resolução n“ 01/2019 que “Regulamenta a utilização do Plenário e outras dependências da Câmara Municipal de Piumhi por terceiros e dá outras providências”.


Obs.: Única Discussão e Votação. Quórum: maioria simples (§ 1º do art. 156 do Regimento Interno c/c com o art. 13 da Lei Orgânica).
Aprovado por unanimidade
5 - Projeto de Resolução nº 1 de 2019
Autores: Astésio, Fernando Detetive, Gleisson Professor de Biologia, Guininho do Mané, Júnior Boi, Sargento Zé Welington, Seabra da Farmácia, Segundinho, Shirley da Educação
Regulamenta a utilização do Plenário e outras dependências da Câmara Municipal de Piumhi por terceiros e dá outras providências.


Obs.: Única Discussão e Votação. Quórum: maioria simples (§ 1º do art. 156 do Regimento Interno c/c com o art. 13 da Lei Orgânica).
Aprovado por unanimidade



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Requerimento nº 26 de 2019 Matéria não votada
Projeto de Resolução nº 1 de 2019 Matéria não votada
Projeto de Lei Ordinária nº 12 de 2019 Matéria não votada
Projeto de Lei Ordinária nº 9 de 2019 Matéria não votada
Emenda nº 1 de 2019 Matéria não votada



Oradores das Explicações Pessoais
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Júnior Boi / MDB
Arborização; Dia da Água; campeonato de skate.

2 - Guininho do Mané / PRB
Indicações.