Ocorrências da Sessão (18ª Ordinária de 2022 da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
A Câmara Municipal de Piumhi aprovou, na 16ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de maio de 2022, a Moção nº 004/2022, de autoria dos Vereadores Reinaldo do Reis Silva, João Marcos Macedo Silveira, Carlos Leonel de Oliveira, Fábio Henrique Novaes Ferreira e Wilde Wéllis de Oliveira, de Congratulação e Aplausos ao senhor Humberto Coelho de Melo, em forma de reconhecimento pelo belíssimo trabalho como Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Avançado Piumhi. O Presidente convidou à frente do Plenário o senhor Humberto Coelho de Melo para a outorga da referida Moção. O Vereador João Marcos Macedo Silveira recepcionou o homenageado, fez votos de mais êxito no trabalho à frente do IFMG e realizou a leitura da Moção. O homenageado fez os seus agradecimentos e ressaltou os projetos a serem realizados no Campus e a sua importância para a região. Os Vereadores Wilde e Júnior também cumprimentaram o homenageado.
A Câmara Municipal de Piumhi aprovou, na 17ª Sessão Ordinária, realizada no dia 30 de maio de 2022, a Moção nº 005/2022, de autoria do Vereador Gilvan Antônio da Silva, de Congratulação e Aplausos ao senhor Waldir de Freitas Júnior, em forma de reconhecimento pelo belíssimo trabalho como Presidente (ano rotário 2021-22) e como rotariano do Rotary Club de Piumhi. A Câmara também aprovou, na mesma Sessão Ordinária, a Moção nº 006/2022, de autoria do Vereador Gilvan Antônio da Silva, de Congratulação e Aplausos ao Rotary Club de Piumhi, pelos relevantes serviços prestados à sociedade piumhiense. O Presidente convidou à frente do Plenário o senhor Waldir de Freitas Júnior para a outorga das referidas Moções. O Vereador Gilvan Antônio da Silva recepcionou o homenageado e realizou a leitura da Moção nº 005/2022. O homenageado fez os seus agradecimentos. Os Vereadores Reinaldo e Júnior também cumprimentaram o homenageado e o Rotary Club de Piumhi. O senhor Waldir convidou os rotarianos presentes para que estivessem também à frente do Plenário, e o Vereador Gilvan Antônio da Silva realizou a leitura da Moção nº 006/2022. Os Vereadores João Marcos e Carlos Leonel cumprimentaram o trabalho do Rotary Club. O homenageado fez seus agradecimentos em nome do Rotary.
A Câmara Municipal de Piumhi, por meio da Presidência e dos Vereadores João Marcos Macedo Silveira e Gilvan Antônio da Silva, convidou o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, José Soares de Melo, para participar da Sessão Ordinária, com a finalidade de explanar sobre o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi. Convidado pelo Presidente, o senhor José Soares de Melo ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas pelo país e se colocou à disposição para prestar quaisquer informações adicionais. Em seguida, passou a palavra ao senhor Wilson Goulart Estêvão, superintendente assistencial da Santa Casa, que fez uma apresentação dos fluxos de trabalho no local e da situação das equipes de urgência e emergência. Passou a palavra então à Dra. Amanda Paula da Costa, diretora executiva da Santa Casa, que deu continuidade à apresentação falando da situação financeira do hospital, ressaltando as dívidas, o risco de fechamento de setores e a transparência na prestação de contas. O Presidente cedeu a palavra aos demais vereadores para perguntas e considerações. Os Vereadores Fábio e José Welington tiraram dúvidas quanto à possibilidade de implementação de um sistema de teleatendimento. O Vereador João Marcos ressaltou a importância do Portal da Transparência da Santa Casa, defendeu o ato de fiscalização de cada Vereador, cumprimentando a Vereadora Shirley por visita realizada ao pronto-socorro, e reforçou as dificuldades enfrentadas pela instituição, discorrendo sobre a valorização dos profissionais de saúde. A Vereadora Shirley defendeu a fiscalização e a auditoria da Santa Casa, mencionou as reclamações dos pacientes e relatou visita à Santa Casa. O Vereador Júnior defendeu o cuidado com a Santa Casa, relatando a situação causada pela pandemia de Covid-19, a falta de profissionais de saúde nas UBS’s e a falta de repasses pelo Governo do Estado à Santa Casa. O Vereador Wilde ressaltou a situação financeira da Santa Casa, sugeriu a implementação de uma ouvidoria e cumprimentou o trabalho da diretoria. O Vereador Gilvan defendeu a união de forças por melhorias para a Santa Casa. O Vereador Fábio relatou as dificuldades financeiras e a falta de profissionais na Santa Casa. O Vereador Carlos Leonel também discorreu acerca dos problemas enfrentados e cumprimentou a diretoria da Santa Casa. O Presidente Reinaldo defendeu a continuidade dos serviços na Santa Casa e a união com a população, o Poder Executivo e os deputados federais e estaduais. O senhor José Soares de Melo apresentou o problema com os repasses de outras cidades da região ao pronto-socorro, a dívida do Estado com a Santa Casa e o dilema da tabela do SUS.